Fernando Pessoa e o Livro do Desassossego
Astrologia Vibracional e a Vibração 11
Mapa Natal de Fernando Pessoa
Bernardo Soares é referido pelo poeta como um semi--heterónimo:
“É um semi-heterónimo porque, não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela”, Em Carta a Adolfo Casais Monteiro, de 13 de Janeiro de 1935
Mapa Vibracional de Fernando Pessoa da Vibração 11
A vibração 11 - ou Harmónica 11 - é sobre uma permanente inquietação nas presentes circunstâncias e uma busca incessante por algo mais, algo diferente. Revela também se se entedia facilmente e se é necessária uma estimulação contínua. É, por isso, uma vibração de grande instabilidade. Esta vibração está muito ligada à música, pois uma nota leva à seguinte, num ciclo de constante mudança.
Na vibração 11 do poeta, Mercúrio, Vénus e Júpiter estão conjuntos e estes 3 planetas estão ligados por aspecto de oposição a Saturno, em Trígono a Marte (que por sua vez faz sextil a Saturno) e ainda Júpiter e Mercúrio fazem uma cruz-T a Saturno e Sol (Quadratura). A Lua encontra-se em aspecto de sesquiquadratura a Vénus e Júpiter a Vénus. Embora ténue, o existe um quincúncio entre Sol e Marte.
A frequente inquietação quotidiana de Fernando Pessoa e a sua busca incessante por algo maior e diferente, faz com que ele sinta uma vontade irresistível e irrefreável de escrever de uma forma elegante e literária sobre a sua atração pelas magníficas ideias sobre aquilo que é essencial, fundamental e duradouro mas também real e tangível, obtido através da sua interação com o mundo envolvente, na sua vivência quotidiana. O poeta sente-se motivado a executar esta obra como um trabalho diário e contínuo.
“(...) o Livro do Desassossego está profundamente enraizado em uma estética do tédio e da melancolia.” Bloom, Harold. The Western Canon, New York: Riverhead Books, 1994
O seu sentido musical, muito característico da vibração 11, é notoriamente manifesto na obra e o poeta está tão consciente deste processo mental que o define no seu próprio estilo.
“Minha alma é uma orquestra oculta; não sei que instrumentos tange e range, cordas e harpas, timbales e tambores, dentro de mim. Só me conheço como sinfonia”
“uma “sinfonia de palavras”, onde a musicalidade e a estética da linguagem são tão importantes quanto os temas tratados. Segundo Lourenço, o ritmo e a cadência da prosa de Bernardo Soares tornam o livro uma leitura que pode ser sentida quase como uma peça musical.” Lourenço, Eduardo. Pessoa Revisitado, Lisboa: Gradiva, 1990
A ligação da função marciana com Saturno, em sextil, motivam-no a aprofundar e a concretizar o trabalho difícil que precisa de ser realizado e partilhado.
“A vida está cheia de paradoxos como as rosas de espinhos”
A interacção de Saturno com Mercúrio e Vénus manifesta-se na sua abordagem elegantemente analítica nos grandes temas existenciais da humanidade.
“Nasci em um tempo em que a maioria dos jovens haviam perdido a crença em Deus, pela mesma razão que os seus maiores a haviam tido — sem saber por quê"
“A sensação de vazio e a introspecção profunda revelam um indivíduo à margem do mundo, vivendo num exílio interior permanente.” Seixo, Maria Alzira. Fernando Pessoa: O Romance Nunca Escrito, Lisboa: Editorial Presença, 1978
A Lua, ligada a Vénus e Júpiter, manifesta-se na sua atração pelos assuntos profundos da Alma, magnificando os seus estados emocionais num tom elegante e agradável.
“A falta de linearidade ou de uma narrativa coesa serve como metáfora para a instabilidade emocional e existencial do protagonista” ,Quadros, António. Fernando Pessoa: Vida, Personalidade e Génio, Lisboa: Bertrand, 1981
O livro que reúne um conjunto de cerca de 500 fragmentos escritos entre 1913 e 1934, um ano antes da morte do poeta, dá significado ao quincúncio Sol-Marte, que revela alguma dificuldade em conseguir realizar um objetivo tangível.
Esta é uma análise resumida e parcial, embora substancial, de uma das vibrações/harmónicas mais importantes de Fernando Pessoa. O padrão comportamental correlaciona-se com a criação de uma obra que evidencia em si mesma as características dessa mesma vibração, através das funções planetárias e das inter-relações do mapa do poeta.
Não surpreende, portanto, que o “Livro do Desassossego” seja considerada uma das mais importantes obras de Fernando Pessoa.
A Astrologia Vibracional pauta-se por uma abordagem baseada em evidência, cuja análise envolve o estudo analítico e estatístico, o que permite um grau de confiança mais elevado para as interpretações elaboradas do que outras abordagens.